sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Macaulay Culkin, beleza eterna e uma mídia cruel

Todos os jornais, blogs, comunidades virtuais divulgaram com grande espanto uma fotografia do ator Macaulay Culkin, hoje aos 31 anos. As notícias concentravam-se apenas em um único detalhe: a decadência do ator ao longo dos anos. Comparações com a época de grande sucesso foram inevitáveis. Tenho que confessar: odeio notícias como essas.

De fato, o ator viveu uma fase de muito sucesso no passado ainda criança, período que incluiu sucessos como "Esqueceram de mim" e "Meu primeiro amor". Mas há anos ele está longe dos holofotes. Agora um sujeito qualquer de súbito encontra uma imagem recente dele vinte, trinta, sei lá quantos anos mais velho e todos ficam boquiabertos dizendo que o tempo foi cruel. Eu me pergunto: as pessoas não podem envelhecer, mudar, se transformar com o tempo ou até mesmo enfear? Isso acontece com todo mundo, tolo é aquele que acredita no contrário disso.

Mas é fácil explicar tal postura. Vivemos em um mundo que cultua a beleza a todo custo. O cinema de certa forma foi responsável por boa parte dessa cultura, uma vez que eternizou nomes como Marlon Brando e Marilyn Monroe representados desde que surgiram nas telas como ícones da mais pura beleza. Hoje ao lembrarmos de Marlon Brando por exemplo, não é a figura já envelhecida de filmes como “O Poderoso Chefão” que trazemos à tona e sim a sua imagem bela e viril estampada em fotografias em preto e branco. Desde então, entra ano e sai ano, o cinema americano vive elegendo seus novos ícones de beleza. Brad Pitt e Angelina Jolie talvez sejam os ícones de beleza mais fortes ainda vivos.

Sabemos que não é de hoje que a cultura do belo como algo a ser perseguido fortemente existe, mas em tempos de mundo globalizado e virtual incute-se nesse culto um lado bastante perverso que por sua vez o senso comum pode não perceber de imediato. A mídia em parte é responsável por isso ao jogar na nossa cara todos os dias imagens como essa do ator Macaulay Culkin com textos melindrosamente escritos para alimentar o desejo ávido do ser humano por tragédias. Já parou para observar o destaque que os noticiários dão para catástrofes, mortes, acidentes e toda uma gama de mazelas? A mídia não faz isso à toa, ela o faz porque nós gostamos de ver e ouvir isso e foi assim desde tempos remotos, que o digam as tragédias gregas de Homero, por exemplo. Só que hoje, o grande problema é que tudo está banalizado.

Na minha opinião, o homem busca a tal “beleza eterna” porque isso está ligado diretamente à ideia da imortalidade. Queremos ser eternos, queremos ser jovens, queremos ser ilimitados, queremos ser invencíveis. A mídia, como reflexo da sociedade que representa, sabe muito bem disso e trabalha com esse escopo constantemente. Por que razão você acha que todo ano são publicadas listas do tipo os mais bonitos, os mais sexies, os mais desejados? Simplesmente porque o bonito, o sexy, o desejado de hoje será o decadente de amanhã e isso produzirá notícias para jornais e acessos para sites. Estranho mundo esse em que vivemos, não?

A beleza e a juventude são elementos interessantes da vida humana, entretanto, não deveriam ser massificados como vem acontecendo contemporaneamente. Termino esse post com uma frase de Stendhal que me veio à cabeça enquanto eu escrevia essas parcas linhas, diz assim: “O belo não é senão a promessa da felicidade”. É para refletir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário