terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A arte minimalista de pôsteres de filmes

Eu adoro cinema em todos os sentidos. Observo tudo. Roteiro, atuações, fotografia, montagem, trilha-sonora e... pôster. Sim, a arte dos pôsteres de filmes me chamam bastante a atenção, principalmente quando tem como base de suas feituras a criatividade. Acho que todo cinéfilo deve ser assim, meio curioso com tudo o que envolve o mundo do cinema, uma das artes mais completas justamente por envolver todas as outras. Não foi em vão que escolhi como título deste blog "Do papel ao movimento", pois entre escrever um roteiro e ver o longa-metragem pronto rodando numa tela grande, há muitas outras etapas envolvidas e todas são do meu interesse.

Mas, voltando aos pôsteres (o plural de pôster é horrível, mas é assim mesmo). Quando uma dessas peças consegue ir além da imagem dos atores estampada no papel, algo que servia apenas para vender um filme acaba se transformando numa incrível superfície para arte. Bisbilhotando sites da internet, encontrei uma matéria que mostrava a criação de pôsteres minimalistas para filmes. De imediato, achei surpreendente. A ideia dessa arte é ser sóbria e focar diretamente no tema principal, sempre utilizando poucos elementos. Assim, podemos observar cartazes elegantes, criativos e inteligentes. Para quem viu os filmes e sabe do que a história trata, fica ainda mais interessante apreciá-los. Os trabalhos abaixo foram feitos pelo design Derek Eads e representam os filmes indicados ao Oscar desse ano ( o pôster de "A árvore da vida" para mim, é o melhor). Não são oficiais, mas poderiam, tranquilamente, ornamentar a entrada de qualquer sala de cinema.

O artista
A árvore da vida
Meia-noite em Paris
O homem que mudou o jogo
Histórias cruzadas
Os descendentes
Tão longe e tão perto
Cavalo de guerra

Não encontrei o pôster do filme "A invenção de Hugo Cabret", pelo menos até eu publicar esse post não havia nada no Tumblr do artista. Para ver outros trabalhos dele, acesse: http://derekeads.tumblr.com/

Um comentário: