domingo, 29 de janeiro de 2012

Quatro filmes, uma temática

Dos quatro grandes filmes que estrearam neste fim de semana nos cinemas do Brasil, todos de alguma forma têm como estruturação de seus roteiros um tema bastante pertinente nos tempos atuais: a família.

"Os Descendentes" estrelado por George Clooney mostra um pai, que após um acidente grave sofrido por sua esposa, tenta se conectar com as filhas, e nessa jornada talvez se dê conta pela primeira vez na vida de que formou algo que demanda muito mais responsabilidades do que ele poderia imaginar: uma família. "Precisamos falar sobre o Kevin", outra grande estreia, aborda a relação de uma mãe com seu filho agressivo e todas as consequências desta relação. O filme acaba por nos fazer refletir sobre a condição de ser mãe, algo que muitas mulheres nem pensam quando planejam uma gravidez.

"J.Edgar" não aborda a temática da família diretamente, mas fica claro que o roteirista do filme (Dustin Lance Black) trabalhou sobre essa vertente da vida do personagem interpretado por Leonardo DiCaprio, revelando a forte influência materna sobre a vida desse homem ainda na vida adulta. E como deixar de fora "Os homens que não amavam as mulheres". O filme é um suspense em que a investigação que dá impulso à narrativa se dá no seio de uma família, como bem esclarece o personagem de Christopher Plummer no trailer do filme: "Vai investigar covardes, ladrões, miseráveis... o grupo das pessoas mais detestáveis que jamais conhecerá...minha família". Seria, então, a família a fonte de todos os problemas?

O cinema como arte vem colaborando significativamente para a desconstrução do olhar sobre essa estrutura milenar e que, muitas vezes, vista por outros ângulos, revela aspectos distantes de qualquer idealização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário