terça-feira, 4 de junho de 2013

As séries mais bem escritas de todos os tempos

A associação de roteiristas americanos (Writers Guild of America) elegeu as 100 séries mais bem escritas de todos os tempos. Como em toda lista, ausências são sentidas. No entanto, julgar as séries mais bem escritas é, definitivamente, uma tarefa difícil. Os Estados Unidos vem ao longo de décadas exercitando a escrita de roteiros para seriados e atualmente vive seu auge de talento e criatividade. Não é à toa que muitos críticos especializados andam ovacionando os roteiristas de televisão em detrimento dos roteiristas de cinema alegando haver uma crise de ideias originais na sétima arte enquanto a televisão vive seu momento mais próspero.

De fato, as séries americanas conquistaram seu lugar no mundo e no coração de milhões de espectadores mundo afora. Quem não tem ao menos uma preferida? No Brasil, país essencialmente noveleiro, o formato de seriado vem ganhando nos últimos anos novo fôlego. Muito disso se deve a nova lei que impôs pelo menos 3 horas de programação nacional em horário nobre na tv a cabo. Canais como Multishow e GNT vem produzindo para o horário programas que muitas vezes deixam a desejar mas que têm chamado a atenção do público e da crítica para um filão poderoso junto à audiência. “Sessão de terapia”, dirigida por Selton Mello, mostrou o potencial que nós temos para realizar bons programas episódicos.

O investimento no gênero é algo que a Rede Globo vem fazendo de forma regular há um bocado de anos com destaque para as comédias. É bom lembrar que, apesar da superficialidade da maioria de seus programas, tivemos no mesmo canal programas de qualidade como a série “Mulher” estrelado por Eva Wilma em 1999 e recentemente “A Cura” de João Emanuel Carneiro. Nos dias que correm, há um verdadeiro boom das séries em todo o mundo e muito desse sucesso tem como aporte a internet, arma poderosa para o sucesso ou fracasso de qualquer programa. “Dexter”, “Game of Thrones”, “Walking Dead”, só para ficar com alguns exemplos, têm se transformado em grandes febres mundiais.

Desde muito novo acompanho esse tipo de programa em sequência realizado com dedicação e recorrência pelos roteiristas e diretores americanos e tenho observado como, ao longo do tempo, a técnica foi sendo burilada. É óbvio que não assisti a todas as séries mencionadas na lista e de muitas tenho apenas uma vaga lembrança na memória. Na lista, há alguns seriados que não considero tão bem lapidados no quesito escrita, mas sei que toda lista, por mais imparcial que queira ser, acaba por levar em conta gostos bastante pessoais. Contudo, pensando em texto criativo, narrativa que prenda a atenção e originalidade, que acredito serem alguns dos critérios utilizados para a seleção, eis que listo cinco obras seriadas recentes que considero muito bem escritas:

1-     24 horas
2-     House
3-     À sete palmos
4-     Freeks and Geeks 
5-     Os Simpsons

Listar as séries mais bem escritas antes de mais nada é valorizar o trabalho de quem realmente cria o show, ou seja, o roteirista. Este profissional, por muito tempo relegado a segundo plano, tem recebido cada vez mais atenção por ser ele o responsável pela existência de filmes, séries, novelas e qualquer outra produção que necessite de roteirização. Um filme ou série pode até ter bons atores e uma boa direção, mas sem um bom roteiro dificilmente será um grande programa.

Aqui, a lista das cinco séries selecionadas pela associação de roteiristas e o link para ver a listagem completa.

1- Família Soprano
2- Seinfield
3- Além da imaginação
4- All in the family
5- M.A.S.H


Nenhum comentário:

Postar um comentário