quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Os números não mentem e confirmam: a cultura do entretenimento vazio está dominando o mundo

O título deste post nada tem a ver com a numerologia. Surgiu em minha mente a partir da observação do ranking das maiores bilheterias do cinema em 2011. Entre os dez filmes que mais arrecadaram grana, nove são continuações, e o outro, digamos, uma releitura (Smurfs). Conclusão: na listagem dos filmes mais vistos, mais comentados e mais adorados não há um único filme sequer original. Ou seja, não há espaço no cinema atual para a novidade. Sabemos que a originalidade é um "bem cultural" em franca decadência. No entanto, ainda me assombro quando vejo que o espaço para filmes inteligentes está cada vez menor.

O que comento aqui, não é se os filmes em questão são bons ou ruins, se valem à pena ou não, se são divertidos ou tediosos...Não é isso! Reclamo aqui da generalização da cultura do entretenimento vazio. Não há muito espaço para filmes que nos façam pensar e quando isso acontece o filme simplesmente fica restrito a guetos culturais e festivais, e ainda sai rapidamente de cartaz antes de conseguir ao menos fazer algum público. Há muito tempo, e não é de hoje, que Hollywood, a indústria mais poderosa de cinema no mundo, descobriu que fazer filmes com foco em crianças e adolescentes renderia muito mais do que se focasse em outros grupos. Não é à toa a presença de tantas animações entre os mais vistos. É lógico, um filme fantástico, por exemplo, não só leva o jovem para o cinema, leva também seus irmãos mais novos, o namorado ou a namorada, os pais que muitas vezes acompanham seus filhos menores, os tios e as tias, os avós, a galera do colégio... Enfim, um programa família é muito mais lucrativo. Mas ainda assim acredito que um filme "família" não necessariamente tenha que fazer o público de idiota.

O que vejo predominando é um esvaziamento total de qualquer tipo de reflexão. A impressão que tenho é que o público está cada vez menos exigente. Assiste qualquer coisa que uma boa campanha de marketing lhe diz ser boa. O perigo é que a arte cinematográfica na atual conjuntura está contribuindo cada vez mais para que os jovens se tornem mais alienados, idealizadores de formas de vida cada vez mais distantes da vida real, superficiais criticamente e vazios de conteúdo.

Os números são assustadores. Muitos desses longas-metragens passaram da marca dos bilhões. Muitos poderão defender a tese de que se os números são tão altos é porque algo de bom deve ter nesses filmes para atraírem uma horda de fãs. Eu me questiono sobre isso e desconfio de quem tem tal discurso. Se os números estão ali para refletirem o gosto do povo é mais uma prova de que o grande público está cada vez menos crítico em relação ao que tem consumido. Pois não acredito que histórias cheias de clichês, roteiro fraco e repetitivo e atuações idem possam ser qualificadas como boas por tanta gente.

Cinema é uma arte de entretenimento também, não há como negar. Mas não pode ser só isso. Eu também gosto de entrar numa sala escura e apreciar um bom filme "comercial", seja de que gênero for, mas seria tão bom se ao menos metade dos filmes exibidos tivessem algum lapso de inteligência. Afinal, nem todo filme para ser entretenimento precisa se apoiar em explosões contínuas, efeitos especiais exageradamente desnecessários, mundos encantados, jovens bombados metidos à galã, bichinhos coloridos falantes, casais insossos com sorriso colgate irritante, piadas forçadas etc, etc, etc. Mais uma vez reitero o que estou dizendo aqui, não há problema em se deliciar com filmes descompromissados, o problema é quando isso vira regra.


Para terminar a derradeira lista dos dez filmes mais assistido de 2011:


1- Harry Potter e as relíquias da morte - 1 bilhão 328 milhões

2- Tranformers: O lado oculto da lua - 1 bilhão 123 milhões

3- Piratas do Caribe: Navegando em águas misteriosas - 1 bilhão 043 milhões

4- Amanhecer - Parte 1 - 698 milhões

5- Kung Fu Panda 2 - 665 milhões

6- Velozes e furiosos 5: Operação Rio - 626 milhões

7- Se beber, não case 2 - 581 milhões

8- Smurfs - 563 milhões

9- Carros 2 - 551 milhões

10- Rio - 484 milhões


Hollywood com os cofres cheios de grana e você com a mente mais vazia. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário